quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Como tratar diabetes tipo 1 através de células-tronco


Fonte: http://harvardmagazine.com/2014/10/melton-creates-beta-cells
Células-Tronco derivadas

A diabetes mellitus tipo 1 ocorre quando o sistema imunológico ataca as células beta pancreáticas, que são responsáveis por controlar o açúcar no sangue(glicemia) por meio da produção de insulina. Estudos realizados na Universidade de São Paulo, em Riberão Preto, descobriram um futuro tratamento para esse tipo de diabetes por meio de células-tronco.
As células-tronco tem uma característica pluripotente, o que permite com que elas se tranformem em muitas outras células do corpo. Nesse estudo associou-se a aplicação de células tronco com uma imunossupressão em altas doses. Primeiramente, foi coletada uma quantidade de células-tronco hematopoéticas do próprio paciente que partiparia do estudo. Logo depois, foi feita a imunossupressão por meio de sessōes de quimioterapia, assim o sistema imunológico seria “desligado” e não conseguiria mais atacar todas as células-beta do pâncreas. Foram aplicadas então as células-tronco hematopoéticas, que vão se transformar no novo sistema imunológico, o qual não terá mais a característica de atacar as células-beta. Todo esse procedimento foi feito em pacientes que tinham acabado de ser dignosticados e ainda não tinham sintomas ou mesmo no começo dos sintomas, pois assim, eles ainda possuiam um número razoável de células-beta.
Depois desse novo sistema imunológico as células-beta que não tinham sido destruídas voltaram a funcionar normalmente e a produzir insulina, fazendo com que o paciente conseguisse produzir a insulina de que precisa e assim não precisar mais aplicá-las. De 25 pacientes que participaram desse estudo, 21 pessoas ficaram livres do uso da insulina, mesmo que por um período curto de tempo, mas a maioria dos pacientes que tiveram que voltar a usar a insulina estavam agora aplicando dosagens muito menores do que utilizavam antes de começar esse tratamento.
Outro resultado dessa pesquisa mostrou que o pâncreas desses paciente começou a trabalhar muito melhor depois do transplante de células-tronco. Esses estudos não estão completos e passam por ajustes ainda, mas tendo em vista esses resultados podemos dizer que é uma área que promete melhorar muito a vida de quem sofre com a diabetes mellitus tipo 1.



Fontes:

VOLTARELLI, Júlio C. Transplante de células-tronco hematopoéticas no diabete melito do tipo I. 2004; 26 (1): 43-45. Pesquisa Científica na Área de Imunologia - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, 2004.

http://www.endocrino.org.br/diabetes-celulas-tronco-tratamento/


Postado por: Luiza Habib 

Nenhum comentário:

Postar um comentário