quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Regulação da glicose



  A glicose é uma das principais fontes de energia utilizada pelo organismo. A sua regulação é de grande importância para o bom funcionamento do corpo.
  A regulação da glicose é um processo que envolve vários órgãos. Os principais hormônios, e os mais conhecidos, na regulação da glicose no sangue são a insulina e o glucagon.
  A insulina é produzida nas células β das ilhotas de Langerhans, e é responsável por reduzir a hiperglicemia promovendo a glicogênese e a lipogênese, que transforma a glicose em glicogênio e triglicerídeos. A insulina também acelera o processo de captação de glicose pelas células.
  O glucagon é produzido pelas células α das ilhotas de Langerhans e é responsável por aumentar os níveis de glicose, quando o organismos se encontra em estado hipoglicêmico. O glucagon estimula o fígado a acelerar o processo de quebra do glicogênio para a produção de glicose, processo conhecido como glicogenólise. Promove também a formação de glicose, por meio de um processo chamado de gliconeogênese, a partir de lactato e de alguns aminoácidos.
  Dessa forma, o organismo promove a regulação dos níveis glicêmicos do organismo, mantendo-os numa faixa de 70 à 110 mg/dL.

Fonte: http://unidiabetes.webmeeting.com.br/claci/monografia_diabetes_01.pdf

Postado por: Elizabete Iseke


Nenhum comentário:

Postar um comentário