domingo, 1 de novembro de 2015

Transporte de glicose para as células

Transporte de glicose dependente de insulina

  A glicose não consegue entrar na célula facilmente e por isso necessita de moléculas transportadoras de glicose denominadas de GLUT. As células do corpo contam com 12 tipos de GLUT.
  O GLUT 4 é o principal transportador para o tecido adiposo, muscular e cardíaco.
  A insulina ao se ligar nos receptores de membrana ativam o GLUT 4 que vai conduzir a glicose até a célula, facilitando a entrada da glicose.
  A insulina se liga às subunidades alfa do receptor, que ficam do lado de fora da célula, promovendo assim a auto fosforilação das subunidades beta que por sua vez ativarão a tirosina quinase, que vai fosforilar o substrato do receptor de insulina (IRS). Que posteriormente ativará o GLUT 4 promovendo a entrada da glicose de forma facilitada.
  Quando a glicose entra na célula ela é fosforilada pela hexoquinase na maioria das células, ou pela glicoquinase no fígado, a glicose para a via glicolítica (será degradada para a produção de energia), ou para o armazenamento na forma de glicogênio ou gordura.
  As células do cérebro e do fígado utilizam outro tipo de transportadores (GLUT 1,2,3,8) que estão sempre na membrana da célula, por esse motivo essas células não dependem da insulina para a captação de glicose.


Fonte: http://unidiabetes.webmeeting.com.br/claci/monografia_diabetes_01.pdf

Postado por: Elizabete Iseke

Um comentário: