domingo, 29 de novembro de 2015

Cetoacidose diabética

  A cetoacidose diabética (CAD) é caracterizada principalmente pelo excesso da produção de corpos cetônicos pelo organismo. As principais causas para a ocorrência da cetoacidose são:
    1) a perda do transporte de glicose para dentro dos tecidos periféricos, como músculos e gordura, já que este transporte depende de insulina;
     2) aumento da gliconeogênese e glicogenólise hepáticas;
     3) desinibição da quebra de gordura, proteínas e glicogênio.
  A falta de insulina induz a liberação do glucagon, hormônio responsável pela ativação das vias catabólicas do metabolismo, ou seja, ativam as vias que produzem glicose. Como não há insulina no organismo para pegar toda essa glicose produzida e mandar para dentro da células, vai então ocorrer o quadro de hiperglicemia.
  Com a hiperglicemia, o corpo vai ativar a via de produção de corpos cetônicos pois ele sente a necessidade de fornecer combustível para alguns órgão capazes de utilizar esses corpos cetônicos para a produção de energia.
  






Devido à alta taxa de gliconeogênese, via de produção de glicose, há uma diminuição da concentração do oxaloacetato, e com isso há um baixa na via metabólica do ácido cítrico, mais conhecida como ciclo de Krebs. 
Devido a essa diminuição da realização do ciclo de Krebs pelo organismo, a concentração de Acetil-CoA, substrato, que dá inicio ao ciclo de Krebs é desviado para uma outra via metabólica. A via de formação dos corpos cetônicos. (Apresentada ao lado). 
Os corpos cetônicos formados são o Acetoacetato que vai originar o Betahidroxibutirato e a Acetona.
A acetona, por ser bastante volátil vai ser exalada, enquanto o acetoacetato e o betahidroxibutirato são utilizados por orgãos como cérebro, coração e músculos. 
















Contudo, o excesso desses corpos cetônicos alteram o pH corporal, levando o indivíduo ao como diabético e à morte.

Fontes: http://diabetesunb2-2010.blogspot.com.br/2011/01/cetoacidose-diabetica.html
              http://www.scielo.br/pdf/jped/v77n1/v77n1a06.pdf


Postado por: Elizabete Iseke 

Nenhum comentário:

Postar um comentário