Concentração de glicose sanguínea por tempo de exercício. (Imagem tirada do estudo mencionado no texto) |
O músculo esquelético é responsável por cerca de 30% do consumo energético. É um dos principais tecidos responsáveis pela captação da glicose. O exercício físico faz com que o músculo aumente a sua captação.
Atividades físicas praticadas regularmente estimulam a translocação do GLUT-4 (proteínas transportadoras de glicose). A estimulação do GLUT ocorre por meio da ativação da enzima AMPK, que apresenta um mecanismo de captação de glicose independente da insulina.
A AMPK é ativada quando o corpo necessita de ATP, energia. Essa ativação da enzima facilita o transporte da glicose para dentro da célula de maneira semelhante ao da insulina. Contudo, a AMPK não é o único mecanismo responsável por esse processo metabólico. O aumento do cálcio, atividade da óxido nítrico sintase, a síntese de óxido nítrico, o aumento da concentração de bradicina ou na hipoxia podem estimular a translocação do GLUT - 4 durante a contração muscular.
A atividade física pode diminuir a expressão e / ou a atividade de proteínas inflamatórias de efeito negativo à ação da insulina.
A prática de exercício aumenta a sensibilidade à insulina, e ajuda na diminuição da glicemia, além de ajudar no tratamento da diabetes tipo 2, diminui em 58% o desenvolvimento da doença em pessoa que tem tendencia a ter a doença.
O exercício físico age tanto em pessoas com diabetes, quanto em pessoas sem a doença.
Um estudo que se encontra no site: http://www.evidenciasaude.com.br/regulacao-metabolica-exercicio-e-diabetes-tipo-2/ mostra a ação da atividade física no metabolismo de glicose.
Referência: http://www.scielo.br/pdf/abem/v53n4/v53n4a03.pdf
Postado por: Elizabete Iseke
Nenhum comentário:
Postar um comentário